Academia de Yoga Macapá, Amapá

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Quadras Odilon Silva
(343) 213-9948
r República Piratini, 770, Nossa Senhora Das Graças
Uberlândia, Minas Gerais
 
Clube Atlético Porto Ninho Gavião
(813) 721-4215
cit Lajes SN
Caruaru, Pernambuco
 
Jandira MA Silva
(14) 267-1186
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Borebi, São Paulo
 
Weider D Souza
(313) 333-3063
RJ G Pimenta, 89
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Pro Line Equipamentos para Ginástica Ltda
(116) 192-7823
av Carrão,Cons, 1803, An 4 Sl 401, Carrão
São Paulo, São Paulo
 
Facilar Equip de Ginástica
(71) 329-0020
r Tuiuti, 112, ap 203, Dois De Julho
Salvador, Bahia
 
Academia Água Branca de Tênis
(116) 864-3183
av Marques de São Vicente, 2477
São Paulo, São Paulo
 
Ginásio de Esportes José Richa
(45) 242-2199
av S Paulo, 598, Corbélia
Corbelia, Paraná
 
Ginásio de Esportes
(44) 234-3444
r Camilo Ramalho Matta SN
Astorga, Paraná
 
Jammil e uma Noites Produções Ltda
(71) 331-5559
r Belo Horizonte, 65
Salvador, Bahia
 

Academia de Yoga

Fornecido por: 

Trabalho realizado pela pesquisadora Thais Godoy, do Instituto de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) encontrou resultados que demonstraram que os efeitos da Yoga melhoram os sintomas do humor e da qualidade de vida dos praticantes. Isso inclui significante melhoria do estado de saúde e satisfação de vida dos participantes.

O estudo verificou a eficácia da prática do Yoga como um recurso terapêutico, que pode ser utilizado como terapia complementar por qualquer indivíduo ou ainda como importante recurso nos tratamentos psicológicos ou psiquiátricos, indicados para qualquer tipo de problema comportamental.

O desenvolvimento de um programa de Yoga em um ambiente empresarial, como o executado neste estudo, sugere também que ao melhorar a qualidade de vida dos funcionários melhora também a sua produtividade. “O Yoga incentiva os praticantes a tomarem consciência de seu corpo e de suas tensões através de posturas físicas. Além disso, por focar o autoconhecimento, concentração e meditação, sua prática também pode contribuir para facilitar a autoconfiança e um sentimento pessoal de maior senso de controle e qualidade de vida”, afirma Dr. Ricardo Monezi Julião de Oliveira, professor do curso de pós graduação em Medicina Comportamental, do departamento de Psicobiologia da UNFESP.

O cálculo da amostra foi realizado partindo de um projeto piloto contendo 15 indivíduos de um grupo experimental de uma empresa e 15 no grupo de controle (que não realizou a prática). Entre os diversos resultados obtidos, constatou-se que 68% dos indivíduos do grupo Yoga apresentavam índice mínimo de depressão, enquanto no grupo que não pratica apenas 39% apresentaram tal melhora. Outro dado importante foi o grau de ansiedade do grupo Yoga que apresentou grau mínimo de ansiedade (76%), sendo que os indivíduos do grupo de controle apresentaram apenas 7%.

Na comparação dos dois grupos (que praticam e os que não praticam), foram constados diferentes níveis de ansiedade antes e depois da inserção do Yoga em suas vidas. Só para se ter uma idéia, o grupo que pratica Yoga começou com 24% no nível mínimo, 52% no leve, 20% no moderado e 4% no grave. Ao final de três meses, o resultado foi de 19% no nível mínimo, 6% no leve e nenhuma pessoa mais nos níveis moderado e grave. Desta forma, concluiu-se claramente que o grau de ansiedade das pessoas diminuiu drasticamente após as práticas.

No item qualidade de vida ...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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