Geriatria Corumbá, Mato Grosso do Sul

Conheça os benefícios da atividade física no processo do envelhecimento. "Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares", destaca o autor. Confira outras vantagens da prátic Consulte a lista de especialistas da área, em Corumbá.

Julio da Costa Mauro
(67) 3232-2564
R. America 1062
Corumba, Mato Grosso do Sul
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Jose Roberto Pelegrino
(67) 721-1054
Rua Jose Antonio Pereira 550 - de 0935/936 a 1741/1742
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
José L Costa
(67) 231-4733
r América, 677, Centro
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Grêmio Esportivo e Cultural Subtenentes e Sargentos
(67) 231-0750
r Antônio João, 90, Centro
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Mohamad Ar Omar
(67) 231-6355
r Colombo, 1048, Centro
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Julio da Costa Mauro
(67) 3232-2564
R. America 1062
Corumba, Mato Grosso do Sul
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Altamiro P Silva
(67) 231-5451
r Dom Aquino, 3028, Dom Bosco
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Grêmio Recreativo Tiradentes
(67) 231-6304
r Dom Aquino, 2310, Dom Bosco
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Fadah S Gattass
(67) 231-4193
r Delamare, 895, als 6, Centro
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Benedito Gc Orro
(67) 231-3363
r Antônio Maria Coelho, 360, Centro
Corumbá, Mato Grosso do Sul
 
Dados Divulgados por

Geriatria

Fornecido por: 

Terceira Idade - Benefícios da atividade física no processo do envelhecimento

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:

1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

ATIVIDADE FÍSICA E LONGEVIDADE

Um dos aspectos mais fascinantes que tem sido motivo de várias pesquisas é a relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física. Paffenbarger acompanhou aproximadamente 14.000 ex-alunos de Harvard, por 22 anos, e observou que os indivíduos que pararam de praticar esportes tiveram 35% de incremento no risco de morte sobre aqueles que continuaram sedentários. Porém aqueles que começaram a praticar esportes experimentaram índice 21% menor de morte que aqueles habitualmente sedentários. Aqueles que se tornaram mais ativos experimentaram um índice 28% menor de morte e os que sempre se mantiveram ativos, um índice 37% menor que os que nunca fizeram exercícios vigorosos. Com a mesma amostra dividida em três grupos de acordo com a energia gasta em atividades como caminhar, subir escadas e praticar esportes, o autor achou um incremento na expectativa de vida maior nos indivíduos que eram mais j...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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