Geriatria Jequié, Bahia

Conheça os benefícios da atividade física no processo do envelhecimento. "Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares", destaca o autor. Confira outras vantagens da prátic Consulte a lista de especialistas da área, em Jequié.

Elvira Barbosa Quadros Cortes
(71) 3359-4437
Av Acm 2501 - S/426
Salvador, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Carlos Alberto Batista Neves
(71) 3335-0013
R Ilhéus 2 - Clínica João Paulo Ii
Salvador, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Antonio da Silva Guimarães
(71) 3321-2180
R Padre Vieira 5 - Ed Sta Cruz S/304
Salvador, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Taciana Leonel Nunes Tiraboschi
(75) 3626-0260
Feira de Santana, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Christiane Machado Santana
(71) 3358-6060
Av a C M 585 - Ct Med L Pasteur S 802/805
Salvador, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Wenceslau Alonso Diz
(71) 3374-1699
Cirurgia Geral Pediatria
Salvador, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Nadja Maria Passos
(73) 3634-5678
Ilheus, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Antonio Carlos Martins Soares
(71) 3351-0994
R Marquês de Maricá 446 - 1º Andar Climec
Salvador, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Fernando Henrique de Castro Ferreira
(71) 3237-2227
Av Reitor Miguel Calmon - Cto Medico do Vale S409
Salvador, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Erico Luiz W Lima
(74) 3611-9321
Rua Napoleao Laureano 420
Juazeiro, Bahia
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
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Geriatria

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Terceira Idade - Benefícios da atividade física no processo do envelhecimento

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:

1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

ATIVIDADE FÍSICA E LONGEVIDADE

Um dos aspectos mais fascinantes que tem sido motivo de várias pesquisas é a relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física. Paffenbarger acompanhou aproximadamente 14.000 ex-alunos de Harvard, por 22 anos, e observou que os indivíduos que pararam de praticar esportes tiveram 35% de incremento no risco de morte sobre aqueles que continuaram sedentários. Porém aqueles que começaram a praticar esportes experimentaram índice 21% menor de morte que aqueles habitualmente sedentários. Aqueles que se tornaram mais ativos experimentaram um índice 28% menor de morte e os que sempre se mantiveram ativos, um índice 37% menor que os que nunca fizeram exercícios vigorosos. Com a mesma amostra dividida em três grupos de acordo com a energia gasta em atividades como caminhar, subir escadas e praticar esportes, o autor achou um incremento na expectativa de vida maior nos indivíduos que eram mais j...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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