Geriatria Palhoça, Santa Catarina

Conheça os benefícios da atividade física no processo do envelhecimento. "Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares", destaca o autor. Confira outras vantagens da prátic Consulte a lista de especialistas da área, em Palhoça.

Saada Avila Chidiac
3222-2110
Rua Jose Francisco Dias Areias 81
Florianopolis, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Maria Margarete Simas Abi Saab
3222-9080
Av Othon Gama D'Eca 907 - 502
Florianopolis, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Guilermino Jose Filgueiras
(47) 3367-4828
Rua 1400 - 430 Sala 3
Balneario Camboriu, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Alex Miranda Ramos
322-2751
Av Mauro Ramos 1494
Florianopolis, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Ricardo de Simas
322-9014
Rua Dom Joaquim 885
Florianopolis, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Ricardo de Simas
322-9014
Rua Dom Joaquim 885
Florianopolis, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Ulisses Veras Di Migueli
3222-9630
Rua Menino Deus 101
Florianopolis, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Ulisses Veras Di Migueli
3222-9630
Rua Menino Deus 101
Florianopolis, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Orasil Coelho Pina
437-7433
Rua Joao Cechinel 168 - Sala
Criciuma, Santa Catarina
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Giovana Elenir Merini
(47) 3322-7720
Dr Armando Odebrecht 70 - 9 Andar
Blumenau, Santa Catarina
Especialidade
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Dados Divulgados por
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Terceira Idade - Benefícios da atividade física no processo do envelhecimento

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:

1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

ATIVIDADE FÍSICA E LONGEVIDADE

Um dos aspectos mais fascinantes que tem sido motivo de várias pesquisas é a relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física. Paffenbarger acompanhou aproximadamente 14.000 ex-alunos de Harvard, por 22 anos, e observou que os indivíduos que pararam de praticar esportes tiveram 35% de incremento no risco de morte sobre aqueles que continuaram sedentários. Porém aqueles que começaram a praticar esportes experimentaram índice 21% menor de morte que aqueles habitualmente sedentários. Aqueles que se tornaram mais ativos experimentaram um índice 28% menor de morte e os que sempre se mantiveram ativos, um índice 37% menor que os que nunca fizeram exercícios vigorosos. Com a mesma amostra dividida em três grupos de acordo com a energia gasta em atividades como caminhar, subir escadas e praticar esportes, o autor achou um incremento na expectativa de vida maior nos indivíduos que eram mais j...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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