Geriatria Serra, Espírito Santo

Conheça os benefícios da atividade física no processo do envelhecimento. "Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares", destaca o autor. Confira outras vantagens da prátic Consulte a lista de especialistas da área, em Serra.

Wellington Pinto de Cerqueira Filho
Rua Barão de Maua 150
Vitoria, Espírito Santo
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Sesostres de Andrade Filho
(27) 3225-0059
Avossa Senhora da Penha 570 - S/408
Vitoria, Espírito Santo
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Sergio Guedes Vicentini
(27) 3345-0201
Rua Rua Aleixoeto 322 - Sl 104 Ed Light Tower
Vitoria, Espírito Santo
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Flavia Lirio Coutinho
(27) 3327-1117
Av Carlos Gomes de Sa 60
Vitoria, Espírito Santo
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Maria Eugenia de Azevedo
(28) 3522-1203
Av Pinheiro Junior 156 - Ed Sta Rosa
Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Lucianna Aguilar Freitas
(27) 3329-1377
Rua Carolina Lealn° 45 - Clinica São Clemente Ltda
Vila Velha, Espírito Santo
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Renato Augusto de Mattos Coutinho
273-3293
R Henrique Moscoso 73
Vila Velha, Espírito Santo
Especialidade
Geriatria

Dados Divulgados por
Daniela Souza Goncalves Barbieri
Rua Francisco Generoso da Fonseca 890 - 1º Andar
Vitoria, Espírito Santo
Especialidade
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Dados Divulgados por
Sergio Guedes Vicentini
(27) 3345-0201
Rua Rua Aleixoeto 322 - Sl 104 Ed Light Tower
Vitoria, Espírito Santo
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Dados Divulgados por
Flavia Lirio Coutinho
(27) 3327-1117
Av Carlos Gomes de Sa 60
Vitoria, Espírito Santo
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Terceira Idade - Benefícios da atividade física no processo do envelhecimento

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:

Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:

1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

ATIVIDADE FÍSICA E LONGEVIDADE

Um dos aspectos mais fascinantes que tem sido motivo de várias pesquisas é a relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física. Paffenbarger acompanhou aproximadamente 14.000 ex-alunos de Harvard, por 22 anos, e observou que os indivíduos que pararam de praticar esportes tiveram 35% de incremento no risco de morte sobre aqueles que continuaram sedentários. Porém aqueles que começaram a praticar esportes experimentaram índice 21% menor de morte que aqueles habitualmente sedentários. Aqueles que se tornaram mais ativos experimentaram um índice 28% menor de morte e os que sempre se mantiveram ativos, um índice 37% menor que os que nunca fizeram exercícios vigorosos. Com a mesma amostra dividida em três grupos de acordo com a energia gasta em atividades como caminhar, subir escadas e praticar esportes, o autor achou um incremento na expectativa de vida maior nos indivíduos que eram mais j...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
Banco de dados de médicos e clínicas: Doctoralia
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