Centro de Linguística Cabo Frio, Rio de Janeiro

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Larissa Correa Prieto
Est. Francisco da Cruz Nunes 5803
Niteroi, Rio de Janeiro
Especialidade
Medicina Intensiva

Dados Divulgados por
Flavio Rotman
2547-4075
R. Siqueira Campos 43 - 713
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Frederico Azevedo
(21) 2545-9005
Siqueira Campos 93 - 703
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Especialidade
Medicina Intensiva

Dados Divulgados por
Anna Beatriz Chagas Bernardes
(21) 8121-9999
Rua Visconde de Pirajá 303 unidade 611
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Especialidade
Medicina Estetica

Dados Divulgados por
Osteodens Investigacao Doencas Osseas
Avenida Ataulfo de Paiva 355 - Sala 202
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Especialidade
Medicina Nuclear

Dados Divulgados por
Alexandre Mônaco
(21) 2719-7680
R Miguel de Frias 77 - Sl. 813 a 816
Niteroi, Rio de Janeiro
Especialidade
Medicina Intensiva

Dados Divulgados por
Bronstein Med Diag Botafogo
(21) 2227-8080
Av Presidente Kennedy 1189 - Lj C
Duque de Caxias, Rio de Janeiro
Especialidade
Genética Médica

Dados Divulgados por
Paulo Soares de Azevedo
(21) 2205-7223
Rua Barão do Flamengo 21 - 701
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Silvia Waymberg
2284-9739
R. Gal. Roca 440 - 108
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Fernando Mauro Junqueira Bastos
(21) 2256-3618
Rua Tonelero 59 - 101
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Centro de Linguística

Fornecido por: 

Durante um ano a lingüista Michelli Alessandra Silva observou um grupo de crianças com deficiência visual e alterações no desenvolvimento, atendidas no Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação “Dr. Gabriel Porto” (Cepre), em diferentes atividades. O objetivo era identificar, nessas crianças, indícios de desenvolvimento e processos de apropriação de práticas sociais. Michelli apresentou os resultados de sua pesquisa na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e foi orientada pela professora Cecília Guarnieri Batista.

A lingüista destaca que a importância do seu trabalho está, justamente, em buscar nas crianças o que elas têm e não o que lhes falta para um desenvolvimento adequado. “Tentei fazer um movimento contrário e, ao invés de salientar os atrasos, destacar os indícios de desenvolvimento observados em contextos de interação”, explica.

As diferentes formas das três crianças estudadas, em idade pré-escolar, utilizarem objetos, participarem de atividades e fazerem uso da linguagem foram salientadas como lugares para se observar as práticas sociais. “Neste contexto, o adulto desempenhou papel fundamental, atribuindo sentido e dando significado ao que a criança realizava”, observa.

A especialista cita o exemplo de uma das crianças que, nos atendimentos iniciais, não conseguia interagir com o grupo e ficava junto à mãe o tempo todo. Com o tempo, a menina começou a explorar o ambiente e aceitar o contato com outras pessoas até que, em uma sessão, deparou com uma pia e com a ajuda de um adulto passou a abrir e fechar a torneira.

Num primeiro momento ela brincou de abrir e fechar a ...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
Banco de dados de médicos e clínicas: Doctoralia
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