Centro de Odontologia Ribeirão Pires, São Paulo

Encontre centro de odontologia em Ribeirão Pires. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Carmen Aparecida Rodrigues Gracindo
(11) 4555-4925
Rua Carlo de Campo 240
Mauá, São Paulo
 
Isa Acerbi Portela de Freitas
(11) 2818-1543
Rua Vereador Fernando Zanella 13 s 06
Mauá, São Paulo
 
Paulo G Ramos
(34) 3661-1371
Rua Belo Horizonte 1044
Ribeirao Preto, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Agard
(11) 4544-4645
Rua dos Bandeirantes 719
Mauá, São Paulo
 
Raphael Capelli Guerra
(11) 4331-1368
Av:Indico 837
Sao Bernardo Do Campo, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Thales Rogério dos Santos
(11) 4513-7232
Rua Dom José Gaspar 11
Mauá, São Paulo
 
Juçara N Maffazioli
(51) 3346-4737
Rua Mostardeiro 333 s 607
Ribeirao Preto, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
juliano abreu pacheco
(16) 3021-0899
professor joaquim de faria 212
Ribeirao Preto, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Eloi Novaes Rocha
Rua das Bandeiras 50
Santo Andre, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Cleila M Augusta
(61) 3631-9777
Rua Visc Porto Seguro 655 s 101
Sao Bernardo Do Campo, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Centro de Odontologia

Fornecido por: 

Cárie não é doença. Esta é a conclusão de um estudo do professor José Eduardo de Oliveira Lima, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O trabalho sugere modificações para a prevenção e o tratamento da cárie - que passa a ser interpretada como um desequilíbrio da biodiversidade presente na cavidade bucal. Tradicionalmente, a cárie é considerada uma doença infecto-contagiosa - portanto, uma doença transmissível cujo tratamento se foca no combate aos microorganismos.

A pesquisa de Lima aponta que a cárie aparece como resultado de um desequilíbrio provocado pela mudança dos hábitos alimentares ao longo do desenvolvimento da humanidade. Esses microorganismos fazem parte da biodiversidade da cavidade bucal; no entanto, um desequilíbrio constante provoca a desmineralização irreversível do esmalte dentário, que é a cárie.

Segundo o professor, o homem primitivo não tinha cáries: sua alimentação mantida exclusivamente por alimentos naturais e não-manipulados fazia com que ele permanecesse em equilíbrio com a natureza, apesar da presença dos microorganismos no seu corpo.

As características dessa alimentação permitiam que as desmineralizações naturais do esmalte fossem neutralizadas pela saliva ainda em seu estágio reversível, o que provocava a remineralização natural. Era um processo contínuo e em equilíbrio. O sistema da fisiologia bucal nessa época era perfeito.

"Acreditava-se que devíamos combater o microorganismo. Ele participa do processo, mas não é o responsável pelo aparecimento da cárie. Ele, na verdade, desempenha um papel fisiológico em conjunto com a dieta, formando a placa bacteriana", diz Lima.

O professor ainda afirma que a cárie dentária deve ser considerada como uma lesão apenas no esmalte, e seu primeiro sinal é a chamada mancha branca. Lesões que atingem a dentina são provocadas por outros fatores que progridem e podem atingir a polpa, provocando dor, inflamação e infecção, caracterizando uma enfermidade, que já não se define mais como a cárie dentária.

Prevenção

Baseado nesse conceito, toda estratégia preventiva deve buscar o equilíbrio da biodiversidade da cavidade bucal. Uma das maneiras de se conseguir isso é através da escovação. Crianças, geralmente sem habilidade motora e conhecimento suficiente, costumam ser vitimadas justamente por não terem a capacidade de fazer uma escovação adequada.

O professor recomenda que a escovação por parte das crianças seja mantida - mas acrescen...

Clique aqui para ler este artigo em Saude em Movimento

Termos e Condições | Política de Privacidade
Fonte do texto: Saúde em Movimento
Banco de dados de médicos e clínicas: Doctoralia
Obs.: Se seu nome aparece no nosso cadastro e deseja que o tiremos, favor entrar em contato com support@nsphere.net