Centro de Tratamento Fisioterapeutico São Paulo, São Paulo

Encontre centro de tratamento fisioterapêutico em São Paulo. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Carlos Frederico Vergueiro
(11) 2333-9156
Av Abrahao Gonçalves Braga 412
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Masayuki Nakagawa Junior
(11) 3078-0716
Rua Tabapuã 821 - Cj 66
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Administração em Saúde

Dados Divulgados por
Elkis Furlanetto Ct Diag An Clin
Av. Angelica 2250
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina Nuclear

Dados Divulgados por
Ana Claudia Montezino
(11) 3285-2685
R. Carlos Sampaio 304 cj.112
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Marcio Henrique de Oliveira Mattos
(11) 3965-2783
R Luis Vasconcelos 35
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Carlos Eugenio Ventura Lopes
(11) 3707-1188
Rua Joaquim Floriano 72 - 15 Andar
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Thomaz Rafael Gollop
(11) 5093-0809
R. Félix de Sousa 321
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Genética Médica

Dados Divulgados por
Paulo Engler Pinto Jr.
(11) 3081-9791
Rua Cacapava 49 - Cj. 34
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Haggeas Fernandes
(11) 9994-8978
Av Morumbi 627 - Quinto Andar
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina Intensiva

Dados Divulgados por
Sandra Podóloga
(11) 7830-5454
Atendimento Delivery
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina Estetica

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Centro de Tratamento Fisioterapeutico

Fornecido por: 

O melhor caminho para corrigir a postura das crianças em idade escolar, evitando futuros problemas de coluna, é fazer um trabalho de orientação para o uso da mochila com pais, professores e os próprios alunos. A conclusão está na pesquisa da fisioterapeuta Susi Mary de Souza Fernandes, realizada na Faculdade de Medicina (FM) da USP com 99 estudantes de uma escola particular na cidade de São Paulo.

A fisioterapeuta pesquisou o tipo de mochila mais usado, o peso transportado e o modo como as mochilas são transportadas por crianças de 7 a 11 anos, alunas da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental. Após uma primeira avaliação, tanto as crianças quanto os pais e os professores assistiram a palestras de educação postural e os estudantes receberam orientações mensais por três meses.

No primeiro levantamento, constatou-se que 49,5% dos alunos usavam mochilas do modelo carrinho, e 46,5% utilizavam o modelo duas alças. "Os estudantes aprenderam, por meio de vivência prática, que a carga da mochila deve ter no máximo 10% de seu peso corporal, e que o transporte deve ser feito de modo simétrico, ou seja, nos dois ombros", diz Suzi.

Após a orientação postural, o uso da mochila de duas alças subiu para 60,6%, enquanto o do carrinho caiu para 33,3%. A fisioterapeuta aponta que o número de alunos que passaram a carregar a mochila nos dois ombros aumentou de 41,4% para 55,6% para ombro bilateral, e para transporte em mãos foi observada redução de 5,1% para 0%.

Peso
O peso transportado pelos alunos teve uma redução média de 2,66 quilos. "Na primeira avaliação, foram encontradas mochilas tipo carrinho com peso superior a 10 quilos (Kg), apesar de o material de uso diário exigido pela escola não ultrapassar 1,5 kg", revela Suzi. "Percebemos que o peso das mochilas diminuiu, o tipo de mochila mais utilizado passou a ser o de duas alças e o transporte passou para ombro bilateral."

Os pais foram orientados a verificar a mochila das crianças freqüentemente, pois foi constatado que os alunos carregavam material além do exigido diariamente pela escola. Outro alerta feito aos pais é que, mesmo vazias, as mochilas tipo carrinho eram muito pesadas, e transportá-las de modo inadequado gerava sobrecarga, principalmente porque a escola possuía escadas para acesso à sala de aula.

Para os professores, foi sugerida a racionalização do material, bem como a adequação dos horários de aula, a fim de que as cr...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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