Clínica de Implantodontia Bauru, São Paulo

Encontre clínica de implantodontia em Bauru. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Regina Magrini Guedes de Azevedo
(14) 3234-2302
R. Manoel Pereira Rolla 4-60
Bauru, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Sorria Sempre Dentista
(11) 2455-0598
Avenida Doutor Timóteo Penteado 3485
Guarulhos, São Paulo
 
Ortolife Clínica Médica
(11) 2937-3525
Rua Santo Antônio 236 s 1
Guarulhos, São Paulo
 
Francisco C Almeida
(88) 3521-3456
Rua Diógenes Frazão 700
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Clinica Odonto
(11) 3683-0213
Rua José Cianciarulo 5 s 06
Osasco, São Paulo
 
Eduardo Massashi Kawabe
(14) 3478-2766
Rua Duque Caxias 358
Bastos, São Paulo
 
Ana Julieta P F Rosa Silva
(16) 3632-1274
Rua Quintino Bocaiúva 1314
Ribeirão Preto, São Paulo
 
João Suketada
(11) 2436-2057
Rua Comendador João Torquato Lazzarini 22
Guarulhos, São Paulo
 
Maria Terezinha Nogueira S Amad
(11) 4133-0331
Al Madeira 258
Barueri, São Paulo
 
Seu Dentista
Av Gov Amaral Peixoto 143 ap 101
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Clínica de Implantodontia

Fornecido por: 

Com o intuito de oferecer mais segurança durante cirurgias odontológicas, cientistas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP desenvolveram um guia para orientar as radiografias e inserções de mini-implantes ortodônticos. Seu alto grau de precisão permite uma inserção segura dos mini-implantes entre as raízes dos dentes, evitando acidentes e complicações. Os resultados do estudo beneficiam diretamente os pacientes.

A pesquisa clínica intitulada Avaliação da Precisão de um Guia Radiográfico-Cirúrgico para Inserção de Mini-implantes foi coordenada pelo professor Sérgio Estelita Cavalcante Barros, sob a orientação do professor Guilherme Janson, ambos do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB.

Barros explica que o mini-implante é um parafuso de titânio que, inserido no osso, serve para ancorar as forças ortodônticas e mover os dentes. “Quando fazemos uma extração dentária, fica um espaço que deve ser fechado. Nós apoiamos elásticos ou molas nos mini-implantes para movimentar os dentes em direção a esse espaço, fechando-o de maneira mais controlada e eficiente, este é um exemplo da aplicação clínica dos mini-implantes” explica Barros.

Porém, o mini-implante pode se perder facilmente caso seja inserido muito próximo ou em contato com a raiz do dente. Nesses casos, o implante pode se soltar depois de 15 ou 20 dias da inserção, sendo necessário retirá-lo e esperar a cicatrização para colocar um novo no mesmo local. O dispositivo proposto serve para guiar a inserção do mini-implante exatamente entre as raízes, que são muito próximas uma das outras. Assim, diminuem-se os riscos de uma lesão radicular (na raiz) e de perda do mini-implante.

Kelly Fernanda Galvão Chiqueto, pesquisadora que também participou do estudo, explica que o guia foi criado porque, nos últimos anos, os mini-implantes são muito usados na ortodontia e os riscos inerentes ao seu uso precisam ser melhor considerados. "Alguns profissionais têm trabalhado sem parâmetros clínicos, sem nenhum guia. Esta conduta é muito arriscada e aumenta muito a chance de o profissional acertar uma raiz, como de fato tem sido relatado. Por isso, o guia é importante".

Barros conta que “antes do guia fixava-se apenas um fio de metal sobre a gengiva e tirava-se uma radiografia para definir o local da inserção. Percebemos que era um método muito empírico e pouco preciso, que trazia muitos riscos...

Clique aqui para ler este artigo em Saude em Movimento

Termos e Condições | Política de Privacidade
Fonte do texto: Saúde em Movimento
Banco de dados de médicos e clínicas: Doctoralia
Obs.: Se seu nome aparece no nosso cadastro e deseja que o tiremos, favor entrar em contato com support@nsphere.net