Fitofarmacêutica Cabo Frio, Rio de Janeiro

Encontre Fitofarmacêutica em Cabo Frio. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

SHEKEL COMERCIAL
(21) 3407-8133
Rua Alto Rio Doce, 43
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
Farmácia da Gamboa
(222) 645-5957
r José Povoas, 761, Parque Siqueira
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Elmir C Padrone
(222) 645-5565
av Contorno, 2000, bl f ap 305, Centro
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Vanda R Sampaio
(222) 645-4377
r Leci Gomes, 67
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Janete CV Miranda
(222) 645-3374
r Rio Branco, 200, fd, Parque Riviera
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Impórt Alho
22-26461290 ou 21-78947557
2º distrito Unamar
CABO FRIO, Rio de Janeiro
 
Drogaria de Cristóvão
(222) 645-2073
r Leci Gomes, 304
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Fabio JB Sebould
(222) 647-2530
tv Nações Unidas, 465, lj e 2, São Bento
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Luiz C Bandeira
(222) 643-2568
r B J Ribeiro, 28
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Aguaviva Farmarcia de Manipulação
(222) 643-6261
r Velho Campos, 290, lj 2
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 

Fitofarmacêutica

Fornecido por: 

Não há quem não saiba da indicação de determinados produtos naturais para o combate a certos males do organismo. Esse conhecimento que remonta aos indígenas passou a fazer parte da sabedoria popular (Etnofarmacologia). Cabe à ciência validar o uso das preparações biologicamente ativas que justificam as ações curativas popularmente propaladas. Isso se faz tanto com estudos que avaliam a eficácia, a segurança e a qualidade do produto como identificando a substância ou o grupo de substâncias curativas presentes no produto natural.

O professor Marcos José Salvador, primeiro docente contratado do curso de Farmácia, lotado no Departamento de Fisiologia Vegetal, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, vem atuando na área de tecnologia fitofarmacêutica e farmacognosia, com pesquisas envolvendo aspectos metodológicos, tecnológicos, de validação e da legislação. A farmacognosia é a ciência que estuda as matérias naturais, principalmente de origem vegetal e animal.

O professor constata que com a criação do curso de Farmácia, intensificam-se na Universidade atividades de pesquisa em Ciências Farmacêuticas. A linha de pesquisa que coordena tem como tema a Tecnologia Fitofarmacêutica e Produtos Naturais: pesquisa e desenvolvimento, que envolve estudos que vão desde a coleta do material vegetal, a identificação de possíveis substâncias ativas e a incorporação desse material a uma formulação farmacêutica, estudos estes que são, via de regra, monitorados por atividades biológicas relacionadas ao uso na medicina popular do material em análise.

Os componentes da biodiversidade podem fornecer ampla gama de produtos úteis e de importância econômica. Dentre eles, o pesquisador cita os fitoterápicos e os fitofármacos, originados de recursos genéticos vegetais. Fitoterápicos são medicamentos preparados exclusivamente à base de plantas medicinais, caso da espinheira santa, empregada no tratamento de úlcera gástrica. Os fitofármacos são substâncias extraídas de plantas, devidamente caracterizadas em termos químicos, que apresentam atividades farmacológicas, caso do jaborandi, cujas folhas são utilizadas para a produção do fármaco pilocarpina, substância ativa usada para o tratamento do glaucoma.

Salvador explica que os medicamentos, constituintes ativos de origem natural ou sintética, devem apresentar segurança, eficácia e qualidade. A segurança está ligada à ...

Clique aqui para ler este artigo em Saude em Movimento

Termos e Condições | Política de Privacidade
Fonte do texto: Saúde em Movimento
Banco de dados de médicos e clínicas: Doctoralia
Obs.: Se seu nome aparece no nosso cadastro e deseja que o tiremos, favor entrar em contato com support@nsphere.net