Personal Trainer para Hipertensos Maracanaú, Ceará

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Robert Wullstein
(114) 412-0295
r Carlos Silveiras, 245, VL Thais
Atibaia, São Paulo
 
Yoga e Biodanca Espaço Azul
(313) 223-8479
bc Sales, 1614, sl 1801, Vila Nossa Senhora De Fátima
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Planeta Bola Quadras Esportivas
(313) 466-2090
r Coronel Praes, 20, Sagrada Família
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Quadra Fut SET
(53) 273-4946
r Eng Ildefonso Simões Lopes, 297, Três Vendas
Pelotas, Rio Grande do Sul
 
Independente Futebol Clube
(193) 451-9825
r Msto Xixirri
Limeira, São Paulo
 
Sauna Termas Xingu
(116) 606-1988
r João Batista de Lacerda,Dr, 235, Mooca
São Paulo, São Paulo
 
Curso Espanhol 2000
(98) 232-5418
prq 15 de Novembro, 224
São Luís, Maranhão
 
Vila Verde Esporte Ltda
(313) 497-6451
r DEP J Raimundo, 410
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Reebok Fitness Equipment
(113) 071-1211
r Joaquim Floriano, 72, An 3 Cj 33, Itaim Bibi
São Paulo, São Paulo
 
Gil Tec Assist Tec
(343) 210-5234
av Fernando Vilela, 1252, Martins
Uberlândia, Minas Gerais
 

Personal Trainer para Hipertensos

Fornecido por: 

A Hipertensão é uma condição na qual a tensão arterial encontra-se cronicamente elevada, acima dos níveis considerados desejáveis ou saudáveis para a idade e a superfície corporal do indivíduo (Pollock, 1993:06).

Na maioria dos casos, a hipertensão pode ser resultante de fatores genéticos, de uma dieta com altos teores de sódio, obesidade, da inatividade física, estresse, de uma combinação destes fatores, e outros (Pollock, 1993:13).

TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL

Os indivíduos com uma PA sistólica superior a 160 mmHg ou de uma PA diastólica acima dos 100 mmHg precisam ser encaminhados a um médico antes de serem testados ou de iniciarem em um programa de treinamento.

Efeitos da atividade física em Hipertensos:

A atividade física altera a pressão sangüínea, mas, esta alteração depende da pressão arterial do indivíduo, ou seja, em indivíduos com PA normal, pouco alteração ocorre com o treinamento, mas, provocam redução significativas em indivíduos hipertensos leves e moderados (Fagard & Tipton, 1994; citado por Guedes, 1995). Os exercícios aeróbios moderados e de longa duração são os mais eficientes na diminuição ou na regularização da PA, principalmente quando associados à redução do peso corporal e da ingesta de sal (Sannerstedt, 1987; citado por Guedes, 1995).

O American College of Sports Medicine (ACSM) e outros revisores concluíram que as pessoas com hipertensão discreta podem esperar uma queda média das pressões arteriais sistólica e diastólica de 8 a 10 mmHg e 6 a 10 mmHg, respectivamente, em resposta ao exercício aeróbio regular.

Indivíduos hipertensos submetidos a exercícios físicos tendem a reduzir a concentração circulante de catecolaminas, o que, somado à diminuição do tônus simpático, provoca diminuição do débito cardíaco e na resistência vascular periférica, resultando em menor pressão arterial em repouso (Fagard & Tipton,1994).

Os programas de exercícios devem ser de predominância aeróbia, como caminhadas, corridas leves, cicloergômetros, ciclismo, natação, etc…

A freqüência das atividades não deve ser inferior a 4 vezes por semana, com a duração inicial de 30 minutos aumentando gradativamente a 1 hora e a intensidade entre 40 a 65 % da Fc máx.

Pressão arterial e exercício:

Exercício com resistência estática dinâmica comprimem o sistema arterial periférico e acarretam aumentos agudos e dramáticos na resistência ao fluxo sangüíneo.

Exercícios crônicos do treinamento de resistência podem causar maior elevação na pressão arterial, e comparada com o movimento dinâmico de menor intensidade, porém não parece que essa forma de treinamento seja capaz de causar qualquer aumento a longo prazo na pressão arterial de repouso.

Exercício em ritmo estável na atividade muscular rítmica tipo trote, natação e ciclismo, provoca a dilatação dos vasos sangüíneos nos músc...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
Banco de dados de médicos e clínicas: Doctoralia
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