Controle de estresse Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Angra dos Reis.

Centro de Psicologia Aplicada
(21) 2693-1101
Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1864, Centro
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Maurício Gonzaga Carneiro
(21) 2771-5076
av Pres Vargas, 132, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Psicólogo Bruno Fernandes Barcellos
(21) 9322-5829
Rua Coronel Moreira Cesar, 229. Sala 1018. Icaraí.
Niterói, Rio de Janeiro
 
André da Costa Lanna
(21) 2236-5166
av Copacabana,N S, 540, An 6 Sl 608, Leme
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Belfortran Clinica de Transito de Belford Roxo Ltda
(21) 2663-6425
av Benjamin Pinto Dias, 1372, Ap 303, Belford Roxo
Belford Roxo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Eudineia do Nascimento Rodrigues
(24) 2242-8870
r Deodoro,Mal, 79, An 8 Sl 802, Centro
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Teresa Cristina Linhares Áreas
(22) 2723-2338
r Alm Wandenkolk, 29, Parque Tamandaré
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Rosane Teixeira de Oliveira
(21) 2610-8848
r Gavião Peixoto, 182, An 3 Sl 308, Icaraí
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Ana Maria Hoelz Balbi
(21) 2622-7331
r Visc do Rio Branco, 633 S 1202, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Estela M. Almeida
(21) 3989-4083
r Porciúncula,Dr, 285, Sl 104, Venda da Cruz
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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