Controle de estresse Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Angra dos Reis.

Consultório Isamara Melo Silva
(24) 3342-0645
lgo 9 de Abril, 26 sl 316, Vila Santa Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

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Valéria Rueda de Almeida
(21) 2712-7888
r Machado de Assis, 199, Centro
São Gonçalo, Rio de Janeiro

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Percepto Clínica de Assistência Psico Social Ltda
(21) 2604-2794
tr Euzelina, 53, Ze Garoto
São Gonçalo, Rio de Janeiro

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Clarice Cassuriaga Dias
(24) 3342-1768
lgo 9 de Abril, 26 sl 326, Vila Santa Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

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Rosana Maria Soares dos Santos Marcelino
(22) 9878-9345
Rua Tenente Coronel Cardoso 71 PQ Califórnia
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
 
Pass Psicólogos
(21) 2667-3565
r Dr Tibau, 80 s 808, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

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Psicologo | Psicoterapia - Icaraí, Niterói
(21) 8777-8141
Rua Otávio Carneiro, 143, 812
Niteró, Rio de Janeiro
 
Rosalee Santos Crespo Psicóloga
(22) 2734-6164
r Sacadura Cabral, 9 Cs, Centro
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

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Consultoria e Recursos Humanos Psicoterapia
(24) 2222-6019
etr União e Indústria, 10510, Lj 11P, Itaipava
Petrópolis, Rio de Janeiro

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Psicóloga Rosemary de Jesus Oliveira
(21) 2667-6855
tv Augusta, 125 sl 102, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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