Controle de estresse Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Angra dos Reis.

Drª Silvania Brigido Souto
(021)2235-5577
Rua Santa Clara, 50 sla 915 Copa
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
CAPS-Centro de Atenção Psicosocial
(21) 2635-2615
r João Caetano, 370, Centro
Itaboraí, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Núcleo Integrado de Terapia Ltda
(21) 2668-0799
r Walmor,Dom, 35, An 2 Sl 204, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Galvao e Escocard Servicos Medicos S/c Ltda
(22) 2725-6454
r Gil de Góis, 217, Centro
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
consultório de psicologia
(21) 3245-0145
Rua Miguel de Frias 206
Niteroi, Rio de Janeiro
 
Ana Maria Hoelz Balbi
(21) 2622-7331
r Visc do Rio Branco, 633 S 1202, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Josenita de Souza Aguiar
(21) 2667-0251
av Amaral Peixoto,Gov, 271, An 7 Sl 706, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
CAMP - Centro de Atendimento Médico e Psicológico Ltda
(21) 3394-8773
av Cesário de Melo, 2787, Campo Grande
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Fernandes, Ruth C O S
(24) 3343-4138
r 40, 20 sl 615, Vila Santa Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Monique Pimentel Feitosa
(22) 9869-4952
pça Santíss Salvador, 41 S 1202, Centro
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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