Controle de estresse Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Angra dos Reis.

Clarice Cassuriaga Dias
(24) 3342-1768
lgo 9 de Abril, 26 sl 326, Vila Santa Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Eudineia do Nascimento Rodrigues
(24) 2242-8870
r Deodoro,Mal, 79, An 8 Sl 802, Centro
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Silvia Cavalcante Bastos
(21) 2653-5709
r Nunes Alves, 13, An 3 Sl 316, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Valéria Rueda de Almeida
(21) 2712-7888
r Machado de Assis, 199, Centro
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Psicólogos Associados
(21) 3026-2193
r Clara,Sta, 50, Sl 1104, Copacabana
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Transpreciosa - Clinica de Medicina do Trafego e Psicologia do Transito Ltda
(21) 2604-6648
tr Preciosa, 428, Boa Vista
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Cinthya Bretas
(21) 9447-0873
Rua Moreira César 229 sala 1014 - 10º andar
Niterói, Rio de Janeiro
 
Consultório de Psicologia - Vivianne C. Mello de Souza
(21) 2672-0681
Rua Mariano Sendra dos Santos nº 88 sala 515
Duque de Caxias, Rio de Janeiro
 
Psimetran
(24) 2237-3837
r Mal Deodoro, 79 Sl 309, Centro
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Isis Kronemberg Marinho
(24) 8116-4973
Rua do Imperador, 288, sala 510
Petropolis, Rio de Janeiro
 
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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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