Controle de estresse Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Angra dos Reis.

Consultório Dra Mara Lúcia de Lacerda Bueno
(24) 3348-5067
r Lúcio Bittencourt, 109 sl 413, Vila Santa Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Katia Cristina Cordeiro Fernandes
(21) 2655-1642
av Automóvel Clube, 63, S 221, Centro
São João de Meriti, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Psicóloga Clínica Vera Mendes
(24) 2237-3739
r Dr Nelson Sá Earp, 95 s 209, Centro
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Consultório Neuropsicológico
7868 7412 e 7894 8731
Rua Dr Thibau, n 80, sala 811 centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
 
Centro de Psicologia Aplicada
(21) 2693-1101
Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1864, Centro
Nilópolis, Rio de Janeiro
 
Humberto Siqueira
(22) 2733-0086
r Cons Otaviano, 84 an 3 sl 301
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Clinica Medica e Psicologica de Condutores de Veiculos
(21) 2633-4281
av Simão da Motta 578 s 309, Centro
Magé, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Ceiffopp Ltda
(24) 3348-1098
r Dezoito, 24, Vl Sta Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Dorinha Gabai Azevedo Souza
(21) 2710-4121
r Gavião Peixoto, 182, An 4 Sl 415, Icaraí
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Izete Santos de Barros
(21) 2672-3099
r Etelvina Chaves, 272 c 1, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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