Controle de estresse Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Angra dos Reis.

Josenita de Souza Aguiar
(21) 2667-0251
av Amaral Peixoto,Gov, 271, An 7 Sl 706, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Psicólogo Bruno Fernandes Barcellos
(21) 9322-5829
Rua Coronel Moreira Cesar, 229. Sala 1018. Icaraí.
Niterói, Rio de Janeiro
 
Valéria Rueda de Almeida
(21) 2712-7888
r Machado de Assis, 199, Centro
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Claudia Maria Pinto Vieira
(21) 2613-6433
r Borman,Dr, 23, Sl 707, Centro
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Carmem Lúcia de Mattos Stehling
(24) 3342-8387
r 40, 20, Vila Santa Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Dorinha Gabai Azevedo Souza
(21) 2710-4121
r Gavião Peixoto, 182, An 4 Sl 415, Icaraí
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Carlos Henrique Gonçalves
(24) 7835-8987
R 16 de Março, 415 Sala 605
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Renê Siqueira
(22) 2723-0218
r Siqueira Campos, 35
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Eudineia do Nascimento Rodrigues
(24) 2242-8870
r Deodoro,Mal, 79, An 8 Sl 802, Centro
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Maria Lúcia dos Santos Psicologa
(24) 8132-2145
av Oscar Almeida Gama, 513, Aterrado
Volta Redonda, Rio de Janeiro

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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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