Controle de estresse Cabo Frio, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Cabo Frio.

Rosalee Santos Crespo Psicóloga
(22) 2734-6164
r Sacadura Cabral, 9 Cs, Centro
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Fernandes, Ruth C O S
(24) 3343-4138
r 40, 20 sl 615, Vila Santa Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Izete Santos de Barros
(21) 2672-3099
r Etelvina Chaves, 272 c 1, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Psicóloga Rosemary de Jesus Oliveira
(21) 2667-6855
tv Augusta, 125 sl 102, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Cinthya Bretas
(21) 9447-0873
Rua Moreira César 229 sala 1014 - 10º andar
Niterói, Rio de Janeiro
 
Campsol
(21) 2712-9068
r Clemente Souza e Silva,Ver, 440, Zé Garoto
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
IGT Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar Ltda
(21) 2567-1038
r Haddock Lobo, 369, An 7 Sl 709, Estácio
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Valéria Rueda de Almeida
(21) 2712-7888
r Machado de Assis, 199, Centro
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Psicóloga Clínica Vera Mendes
(24) 2237-3739
r Dr Nelson Sá Earp, 95 s 209, Centro
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Dorinha Gabai Azevedo Souza
(21) 2710-4121
r Gavião Peixoto, 182, An 4 Sl 415, Icaraí
Niterói, Rio de Janeiro

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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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