Controle de estresse Cabo Frio, Rio de Janeiro

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Cabo Frio.

Belfortran Clinica de Transito de Belford Roxo Ltda
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Belford Roxo, Rio de Janeiro

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(22) 2731-2272
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Clinc
(24) 2222-3328
r Maria Joaquina Félix Almeida, 100, Itaipava
Petrópolis, Rio de Janeiro

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PROJETO DE APOIO PSICOLÓGICO A PAIS E CASAIS GRÁVIDOS
(21) 7819-5241
RUA CASTILHO FRANÇA, 30 FRENTE - ICARAÍ
NITERÓI, Rio de Janeiro
 
Anima Atendimento Psicoterápico Institucional
(21) 2797-3090
tv Vila Iboty, 30 sl 508, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

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Carlos Henrique Gonçalves
(24) 7835-8987
R 16 de Março, 415 Sala 605
Petrópolis, Rio de Janeiro

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consultório de psicologia
(21) 3245-0145
Rua Miguel de Frias 206
Niteroi, Rio de Janeiro
 
Carmem Lúcia de Mattos Stehling
(24) 3342-8387
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Volta Redonda, Rio de Janeiro

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Núcleo Integrado de Terapia Ltda
(21) 2668-0799
r Walmor,Dom, 35, An 2 Sl 204, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

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Claudia Maria Pinto Vieira
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Niterói, Rio de Janeiro

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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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