Controle de estresse Vitória de Santo Antão, Pernambuco

Aprenda a respirar corretamente para evitar o estresse. Conheça as orientações de Cyro Masci. "Expire muito lentamente, mais ou menos na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar", ele sugere. Consulte a lista de especialistas da área, em Vitória de Santo Antão.

Cepap
(81) 3343-6316
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Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

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Dr Navantino Nício Ferreira da Silva
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Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

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(81) 3342-0163
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Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

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Clínica Psicométrica Ana Cecília Ltda
(81) 3722-3355
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Caruaru, Pernambuco

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Consultório de Psicologia Dra. Maria Moura
(81) 9136-7850
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Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

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Reis, Vânia M M S
(81) 3343-6316
av Ayrton Senna Silva, 1485 s 14, Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

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Consultório de Psicologia Dra. Maria Moura
(81) 9136-7850
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Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco

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Jcs - Clinica de Psicologia Ltda
(81) 3327-7052
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Recife, Pernambuco

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(81) 3221-0945
r Artur Orlando, 117, Boa Vista
Recife, Pernambuco

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Psicoclinica - Clinica de avaliacao Psicologica de Petrolina - Ltda
(87) 3861-8468
av Ângelo Sampaio,Mons, 595, Maria Auxiliadora
Petrolina, Pernambuco

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Controle de estresse

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APRENDA A RESPIRAR



Existem dois meios de se colocar ar nos pulmões: no estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, ou então através do diafragma, que é a respiração abdominal.


Observe uma criança pequena dormindo. Veja como sua barriguinha sobe e desce, numa calma de fazer inveja. Essa é a respiração diafragmática ou abdominal.

Agora lembre-se dessa mesma criança chorando ou assustada. Essa é a respiração torácica.




Quando você enche o peito de ar, encolhendo a barriga, está usando apenas a musculatura do tórax.

Esse é o tipo de respiração de quem está fazendo um exercício físico intenso.

E é também o tipo de respiração de quem está sob pressão.

Nesse último caso, ocorre uma superficialização dos movimentos, entrando menos ar em cada movimento, mas com um grande número de inspirações e expirações.

O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigênio, além de tensão muscular.

Já a respiração diafragmática ocorre em situações de calma e, muito importante, é capaz de diminuir a reação de alarme.



O diafragma é o músculo que separa o abdome do tórax, e pode ser controlado com um mínimo de atenção.

Experimente as seguintes recomendações, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!

Antes de modificar seu padrão de respiração, passe a observa-lo. Veja como você respira quando sob pressão, usando sua lista de estressores, e aqui vale tanto um...


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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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