Tratamento de Tabagismo Macapá, Amapá

Encontre tratamento de tabagismo em Macapá. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Centro de Educação Infantil Ursinhos Amorosos Baby
(43) 339-0488
r Finlândia, 133, Vilas Boas
Londrina, Paraná
 
Brandão
(51) 488-2659
r Caldas Junior, 221, Orico
Gravataí, Rio Grande do Sul
 
Emeb Cassiano Ricardo
(114) 343-5952
av Moinho Fabrini, 680, Independência
São Bernardo do Campo, São Paulo
 
Escola Planeta Doce
(85) 243-7545
av Bezerra de Menezes, 1454, Alagadico
Fortaleza, Ceará
 
Jardim Ninho Sorriso da Fundação Cavanis
(42) 232-1500
r Doutor Sizenando Borguignon, 484, Vila Santa Cruz
Castro, Paraná
 
Escola Infantil Pequeninos de Jesus Sc Ltda
(313) 461-4744
r Prof G Velloso, 17
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Colégio Cenecista Coelho Neto
(213) 372-6540
r Barra Mansa, 127, C Neto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 
Colégio Projeção
(11) 295-7858
r Bendiapá, 77, Carrão
São Paulo, São Paulo
 
Fátima MM Gurgel
(85) 279-2613
r Julio Lima, 597, Cidade Dos Funcionários
Fortaleza, Ceará
 
Asses Pedagógica Educar para Pensar
(65) 623-9556
av Dom Aquino, 319
Cuiabá, Mato Grosso
 

Tratamento de Tabagismo

Fornecido por: 

Romper barreiras entre diferentes áreas do conhecimento para pesquisar crenças e valores associados ao início do uso do tabaco pelos adolescentes, colaborando, deste modo, com a prevenção ao fumo. Esse foi o objetivo da dissertação de mestrado "Tabagismo: uma busca da subjetividade no uso da droga permitida", feita por Renata Carone Sborgia, pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

Renata defende a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, associando conhecimentos de saúde, psicologia, direito e educação, para a compreensão dessas crenças e valores, responsáveis por levar os jovens a fumar. "Do ponto de vista jurídico, a compreensão dos aspectos subjetivos poderá adquirir um grande valor instrumental na elaboração, aplicação e interpretação das leis relacionadas ao controle do tabagismo", defende a pesquisadora. Ela também acredita nos benefícios desse tipo de abordagem para a área educacional.

Formada em Direito e Letras, Renata leciona para pessoas de várias idades. O interesse pelo tema surgiu ao observar seus alunos começando a fumar cada vez mais cedo, por motivos não muito claros. "Ainda não havia um trabalho que definisse critérios, identificasse e compreendesse as motivações que levam ao consumo do cigarro" conta. Nas entrevistas, realizadas com 65 adolescentes fumantes de um colégio particular de Ribeirão, chamou a atenção os efeitos da propaganda: "vimos que os jovens tendem a acreditar que a mídia não influencia as pessoas a fumar e que fumar não mata, mas acreditam que ver as pessoas fumando pode induzi-los a fumar".
  
Entrevistando os jovens

Seguindo uma proposta de seu orientador, Marco Antonio de Castro Figueiredo, professor do Departamento Psicologia da FFCLRP, Renata desenvolveu sua pesquisa em duas etapas. Na primeira, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas com 12 adolescentes fumantes. Nessa fase, conta Renata, "o jovem teve um período para pensar sobre o hábito de fumar em si e o uso do tabaco entre os adolescentes, seguido de um tempo para que escrevesse suas respostas no papel, antes da entrevista propriamente dita, individual e gravada em fita k7. São os procedimentos de evocação, enunciação e averiguação".

As respostas encontradas nas entrevistas foram sintetizadas e classificadas, de modo que o questionário resultante tivesse 13 locuções, classificadas em cinco categorias (propaganda, auto-afirmação, efeitos biológicos, resposta social e resposta psicológica). Estes questionários foram aplicados, na segunda etapa da pesquisa, entre os 65 alunos escolhidos no colégio.

Cada locução do questionário apresentava alternativas de resposta relacionadas a uma escala numérica, com a qual foi possível estabelecer como cada jovem entendia os valores e as atitudes em relação às frases apresentadas.  "Os conteúdos expressos nas respostas para as locuções eram ...

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Fonte do texto: Saúde em Movimento
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